Como os fungos podem controlar pragas e doenças na agricultura

O Instituto Biológico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios fomenta o estudo que usa fungos entomopatogênicos para combater pragas bem conhecidas

Como os fungos podem controlar pragas e doenças na agricultura
11deJaneirode2022ás16:22

Todo agricultor que se dedica ao plantio teme, entre outras ameaças, a ação das pragas em suas lavouras. Mas uma pesquisa desenvolvida em São Paulo tem rendido boas notícias no trabalho de prevenção às investidas de espécies conhecidas por causarem prejuízo às plantações e seus produtores. 

Trata-se dos fungos do bem. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Biológico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (IB-APTA), tem fomentado o estudo e a implantação de fungos entomopatogênicos que combatem pragas bem conhecidas pelos agricultores: a cigarrinha-da-raiz, na cana-de-açúcar, e a mosca-branca, na soja. Esses fungos são inimigos naturais dessas pragas, e ao serem inseridos nas cepas dessas plantações, são capazes de controlar naturalmente essas duas espécies, reduzindo ou eliminando a necessidade do uso de defensivos.