Inmet: inverno com La Niña começa amanhã

Confira as previsões para a estação nas diferentes regiões do País

|
Inmet: inverno com La Niña começa amanhã
20deJunhode2022ás11:57

 Depois de uma prévia, com o frio dos últimos dois meses, o Inverno começa oficialmente amanhã (dia 21) no Hemisfério Sul. 

Este ano, segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a ação do fenômeno La Niña poderá potencializar chuvas nas regiões Norte e Nordeste. Por outro lado, o volume deve ser abaixo da média no Sul e no Sudeste, regiões que também concentram maiores chances de formação de geadas.

Os pesquisadores ainda alertam, em boletim de Prognóstico Climático de Inverno, divulgado no site do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que incursões de massas de ar frio, vindas do sul do continente, poderão ocasionar queda de neve nas áreas serranas e planaltos da Região Sul, além de episódios de friagem nos estados do Mato Grosso, Rondônia, Acre e no sul do Amazonas. 

Típico do Inverno

O Inmet recorda que, tradicionalmente, e em função das inversões térmicas no período da manhã, são comuns nos dias de Inverno as formações de nevoeiros e/ou névoa úmida nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com redução de visibilidade, impactando especialmente em estradas e aeroportos.