Próximo trimestre terá chuva acima da média no NE e CO

Contudo, La Niña reduzirá volumes especialmente no Sul

|
Centro-oeste terá oportunidade de ampliar níveis de água no solo.

Centro-oeste terá oportunidade de ampliar níveis de água no solo.

10deOutubrode2022ás11:58

O La Niña segue atuando no Brasil ao menos até dezembro, trazendo chuvas acima da média em especial no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Por outro lado, a previsão é de volumes abaixo da média no Sul.

As informações constam no boletim agroclimático do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicado na sexta-feira (dia 7), com a previsão climática para os próximos três meses nas regiões brasileiras.

De acordo com o Inmet, o La Niña terá influência direta no índice pluviométrico do próximo trimestre.

A previsão do balanço hídrico indica que as áreas com armazenamentos elevados estarão concentradas principalmente no Norte, em outubro.

Já nos meses de novembro e dezembro, a previsão de chuvas acima da média em grande parte da região impactará positivamente os níveis de água no solo no centrossul da região, principalmente em áreas de Tocantins, centrossul do Pará e em Rondônia.

Entretanto, em áreas do norte da região, como em Roraima, Amapá e norte do Pará, mesmo com previsão de chuvas acima da média, os níveis de água no solo poderão continuar baixos.

Região Nordeste

A previsão indica chuvas ligeiramente acima da média em praticamente toda a região e o padrão de águas ligeiramente mais aquecidas próximas à costa.