São Paulo tem janeiro mais frio desde 1965, aponta Inmet

Média de temperatura máxima nos dez primeiros dias na capital paulista em 2023 ficou em 23,9ºC

|
Segundo o Inmet, até março, a previsão é que Estado registre chuvas ligeiramente acima da média. (foto - Agência Brasil)

Segundo o Inmet, até março, a previsão é que Estado registre chuvas ligeiramente acima da média. (foto - Agência Brasil)

12deJaneirode2023ás10:55

Os primeiros dias de 2023 na cidade de São Paulo (SP) foram os mais frios para um mês de janeiro desde 1965, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em pleno verão, a média de temperatura máxima observada nos dez primeiros dias na capital paulista deste ano ficou em 23,9ºC.

É o menor valor já registrado para o período desde 1965, quando a média chegou a 23,8ºC.

Historicamente, a média de temperatura máxima que costuma ser registrada nos primeiros dez dias do mês de janeiro é em torno de 27,9ºC, ou seja, uma diferença negativa de 4º graus.

De acordo com o Inmet, na capital e em grande parte do estado de São Paulo, a queda na temperatura ocorre por causa da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

O fenômeno, por sua vez, é resultado do encontro de ventos úmidos vindos do Atlântico, mais frios, passando pela faixa leste do estado, com ventos vindos da Bacia Amazônica.