Ciclone vai atingir o Rio Grande do Sul com chuva, vento e queda de temperatura

De acordo com o Inmet, o novo fenômeno será muito mais fraco que o anterior, que castigou a Região Sul em junho

|
Em junho, ciclone ocasionou destruição e vítimas no Rio Grande do Sul

Em junho, ciclone ocasionou destruição e vítimas no Rio Grande do Sul

25deJulhode2023ás14:41

 

Após as temperaturas subirem no Rio Grande do Sul, a previsão é de tempo instável e com chuva no estado devido a uma frente fria que ficará estacionária sobre o local, com a chegada de um novo ciclone. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (InMet).

O Inmet emitiu alerta que na madrugada de amanhã (dia 26) (26), a previsão também indica o aprofundamento de uma área de baixa pressão (ciclone) no litoral do Uruguai e perto da costa sul do Rio Grande do Sul.

Este padrão vai manter as instabilidades, especialmente, no sul do Rio Grande do Sul, onde podem ocorrer chuvas fortes de forma localizada.

Além disso amanhã, os ventos tendem a se intensificar no sul e litoral do estado gaúcho, principalmente na região do principalmente na região do Chuí. As rajadas podem chegar a 75 km/h.

Este ciclone, o terceiro no ano, estará associado a uma nova frente fria, que avançará pelo Sul do País amanhã e vai favorecer a condição de chuvas localizadas e queda de temperatura em grande parte da Região Sul, especialmente, a partir de quinta-feira (dia 26).

De acordo com o Inmet, o ciclone é muito mais fraco que o anterior, que atingiu a Região Sul nos dias 12 e 13 de junho. Isso porque sua área de formação ocorrerá no litoral do Uruguai e terá rápido deslocamento para alto mar, sem previsão de ventos tão intensos em uma área continental ampla.

A defesa civil do estado, porém, recomenda que a população das tenha atenção e se cadastre para receber os alertas meteorológicos. Para isso, o interessado deve enviar o CEP de sua localidade para o número 40199. Em seguida, receberá uma confirmação e, a partir daí, estará apto a receber as informações.

Acumulado de chuva em outras regiões

Nos últimos cinco dias foram observados acumulados de chuva maiores que 60mm em áreas da costa leste do Brasil, especialmente no Espírito Santo e sul da Bahia, além do estado de Roraima.