Mapa registra 63 novos defensivos agrícolas

dos os produtos registrados foram analisados e aprovados pelos órgãos responsáveis

|
Em 2023 soma-se 214 produtos registrados, sendo 48 classificados como de baixo impacto

Em 2023 soma-se 214 produtos registrados, sendo 48 classificados como de baixo impacto

01deSetembrode2023ás16:11

O Ministério de Agricultura e Pecuária registrou 63 produtos formulados, ou seja, defensivos agrícolas que efetivamente estarão disponíveis para uso pelos agricultores. Desses, 14 são de baixo impacto, sendo seis destinados para uso na agricultura orgânica.

A oficialização foi publicada no Diário Oficial da União através do Ato n° 37 do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária. Veja a publicação aqui.

Com a publicação dos novos defensivos agrícolas, em 2023 soma-se 214 produtos registrados, sendo 48 classificados como de baixo impacto, o que evidencia a crescente preocupação com práticas agrícolas sustentáveis.

Todos os produtos que constam no Ato são de ativos já registrados, o que significa para os agricultores o acesso a uma variedade de produtos formulados aprovados para uso em suas atividades.

Segundo o Mapa, o registro de defensivos genéricos é importante para diminuir a concentração do mercado e aumentar a concorrência, o que resulta em um comércio mais justo e em menores custos de produção para a agricultura brasileira.

Todos os produtos registrados foram analisados e aprovados pelos órgãos responsáveis pela saúde, meio ambiente e agricultura, de acordo com critérios científicos e alinhados às melhores práticas internacionais, diz ainda o ministério.