Verão será ainda mais quente no Brasil, alerta MetSul

Estação começa no dia 22 de dezembro e terá pouca chuva

|
Estados do Sul e o Rio de Janeiro estão entre as áreas que devem ter um verão muito mais quente do que a primavera. (Foto - Silvio Avila/MetSul)

Estados do Sul e o Rio de Janeiro estão entre as áreas que devem ter um verão muito mais quente do que a primavera. (Foto - Silvio Avila/MetSul)

18deDezembrode2023ás11:21

A previsão climática da MetSul Meteorologia indica um verão de temperatura acima da média na maior parte do Brasil em 2024.

Assim, o forte calor que atinge o país neste momento tende a se repetir outra vezes em alguns estados com ainda maior força do que agora.

O verão começa no dia 22 de dezembro, às 00h27 (horário de Brasília)

Com menos chuva do que o habitual, o Centro do país e áreas do Norte e do Nordeste podem anotar temperaturas mais altas ou muito mais elevadas do que o habitual.

Segundo a MetSul, será um verão excepcionalmente para os padrões históricos em muitas cidades de parte do Norte do Brasil, especialmente mais ao Sul da região amazônica, no Centro-Oeste, em muitas áreas do Sudeste e ainda em parte do Nordeste.

“Isso, porém, não significa que no Centro-Oeste e nas áreas mais afastadas da costa do Sudeste ocorram marcas tão extremas como as observadas na primavera deste ano”, diz.

A maior umidade e a chuva evitam períodos muito prolongados de calor. O que ocorrerá, com menos chuva e ar mais quente atuando, será temperatura alta por número maior de dias que o habitual e marcas acima dos máximos normalmente observados durante o verão, projeta a MetSul.

Estados

Os estados do Sul e o Rio de Janeiro estão entre as áreas do Brasil que devem ter um verão muito mais quente do que a primavera e com extremos mais altos, até porque o excesso de chuva durante os últimos meses reduziu o número de dias quentes e com calor muito intenso no Sul do país.