Tecnologia faz chover de 7 em cada 10 nuvens com uso de água potável
Premiada pela ONU, solução é aplicada em escala por órgãos públicos e grandes grupos do agro
"O maior trabalho é o monitoramento das condições climáticas para identificar as boas nuvens”, conta Majory Imai, CEO da ModClima. (foto - Daniel Azevedo Duarte)
“Fazer chover” é um desejo e um desafio do ser humano desde tempos imemoriais e, até hoje, poucas tecnologias podem agir sobre as nuvens para gerar precipitações.
A ModClima alcança 70% de acurácia, desde que haja nuvens com potencial, ao utilizar apenas água no processo. Sim, a empresa dispensa o uso de produtos químicos como o iodeto de prata, normalmente utilizado em soluções similares.
A agtech era uma das expositoras da Arena Impulso, da Show Rural Coopavel 2024, que segue até a próxima sexta-feira (dia 9).
“Começamos nossas atividades como uma pesquisa em conjunto com a Sabesp, que é a companhia de saneamento básico do Estado de São Paulo. Meu pai foi o inventor. Nós fazemos com que uma nuvem cresça e chova utilizando só água potável”, explica Majory Imai, CEO da ModClima.
Como eles fazem chover?
Eles criaram um sistema capaz de lançar a água no volume, tamanho, quantidade e pressão corretas para impactar as nuvens a ponto de gerar precipitação em 7 de cada 10 tentativas.
Para isso, também possuem um modelo de monitoramento climático avançado, que é capaz de identificar as nuvens com potencial de gerar chuva em determinada região.