Inmet aponta enfraquecimento do El Niño e prevê chegada do La Niña

A partir do segundo semestre, existe possibilidade da ocorrência do novo fenômeno no Brasil

|
Maioria dos modelos climáticos apontam para o enfraquecimento do fenômeno, variando de intensidade moderada a fraca. (Foto - Mapa)

Maioria dos modelos climáticos apontam para o enfraquecimento do fenômeno, variando de intensidade moderada a fraca. (Foto - Mapa)

07deFevereirode2024ás09:09

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê o enfraquecimento do fenômeno climático El Niño nos próximos meses e a possibilidade da ocorrência do La Niña no segundo semestre. As projeções foram divulgadas em relatório mensal do orgão, feito em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastre (Cenad).

O relatório indica que apesar do El Niño estar classificado atualmente como forte, a intensidade do fenômeno deve mudar de moderada para fraca nos próximos meses, com possibilidade de 50% da formação do La Niña no segundo semestre.

As previsões de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) para a região do Oceano Pacífico Equatorial, produzidas por modelos climáticos globais, indicam alta probabilidade (98%) de que as condições do El Niño continuem a se manifestar nos próximos meses e persistam até, pelo menos, abril de 2024.