Temporal desaloja centenas no Paraná; SC registra mais de 1,3 mil afetados
Com a previsão de continuidade das chuvas, a Defesa Civil orienta a população a seguir as instruções das autoridades locais
|Equipes da Defesa Civil e IAT vistoriam pontos críticos em General Carneiro, no Paraná. (Foto - Defesa Civil)
As fortes chuvas que atingem a região Sul desde a semana passada seguem provocando estragos, com impactos severos no Paraná e em Santa Catarina.
No Paraná, as precipitações dos últimos dias ultrapassaram a média esperada para dezembro em várias regiões. Em quatro dias, o estado registrou mais de 104 pessoas desalojadas, 659 residências danificadas e prejuízos significativos à infraestrutura urbana.
A Defesa Civil identificou ocorrências em municípios como Paulo Frontin, Salto do Lontra, Campo Largo e Pinhais. As principais ocorrências incluem:
-
Pessoas desalojadas: 104 no total (80 em Paulo Frontin, 20 em Mallet e 4 em Ponta Grossa).
-
Danos a residências: 659 casas afetadas por alagamentos em Pinhais, nove em Ponta Grossa.
-
Infraestrutura comprometida: Ruas, bueiros e pontes danificados, com a possibilidade de novos prejuízos à medida que novos levantamentos forem feitos.
Apesar dos danos, não houve vítimas fatais até o momento. A cidade de General Carneiro, na região Sul, está sendo monitorada por engenheiros e geólogos do Instituto Água e Terra (IAT) e da Defesa Civil Estadual.
A equipe vistoriou locais de erosão e as cinco pontes da região central, onde serão instaladas tubulações para melhorar o fluxo do Rio Torino durante as cheias.