Nova onda de frio bate -7,3°C e leva geada ao Sul; capitais podem ter recordes
Curitiba, Porto Alegre e São Paulo podem registrar as menores temperaturas do ano
|
Após registrar -7,3 °C no Rio Grande do Sul, a nova onda de frio segue intensa e deve provocar geada generalizada e novos recordes de temperatura nesta quarta-feira (2) em capitais do Sul e Sudeste.
Com atuação de uma massa de ar polar, os termômetros voltaram a marcar abaixo de zero nos três estados do Sul, e a previsão indica mais um dia gelado em cidades como Curitiba, Porto Alegre e São Paulo.
Segundo o Simagro, a menor marca no país foi de -7,3°C em Santana do Livramento (RS). Em Santa Catarina, os termômetros chegaram a -5,9°C em Urupema, e no Paraná, Palmas registrou -0,9°C, conforme dados do Simepar.
O frio também se estende a partes da Região Norte, como Rondônia e Acre, onde ocorre o fenômeno da friagem — quando a temperatura permanece baixa mesmo durante a tarde.
IMAGEM | Um voo sobre o gelo. Imagens aéreas por drone mostram o amanhecer de hoje com 7,3°C abaixo de zero em Livramento. Daniel Badra pic.twitter.com/ENToFF5Q5W — MetSul.com (@metsul) July 1, 2025
Possibilidade de novos recordes em capitais do Sul
A quarta-feira (2) deve ser ainda mais gelada no Sul do Brasil. Em Curitiba, a previsão da Climatempo indica máxima de apenas 9 °C, o que pode configurar a tarde mais fria do ano na capital paranaense.
Porto Alegre deve amanhecer com 1 °C, e Florianópolis com 4 °C — ambas com risco de geada.
A previsão é de geada generalizada em grande parte do Rio Grande do Sul, centro-oeste e sul de Santa Catarina, além do extremo sul e sudoeste do Paraná.