Inovação e sustentabilidade descarbonizam produção de alimentos
Reduzir os impactos ambientais na lavoura não pode mais ser visto como uma meta, mas sim como uma realidade urgente

Cada vez mais, a descarbonização da agricultura se mostra a melhor alternativa para o crescimento do agronegócio e para a segurança alimentar do planeta.
Reduzir os impactos ambientais na lavoura não pode mais ser visto como uma meta, mas sim como uma realidade urgente.
Ciente disso e de sua missão de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza, a Yara vem conquistando importantes avanços em direção à sustentabilidade e à descarbonização da produção agrícola e industrial no Brasil.
Investindo em conhecimento e pesquisa, a companhia que já é reconhecida por seus fertilizantes com baixa pegada de carbono foi além e realizou a vital e audaciosa implementação do uso de biometano no Complexo Industrial de Cubatão, um marco histórico no setor que deve moldar toda a cadeia do agronegócio.
Esta iniciativa não apenas reforça o pioneirismo da empresa, mas também destaca seu compromisso com a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e com o desenvolvimento de soluções de menor impacto ambiental.
É fato que a agricultura convencional contribui significativamente para o aquecimento global. A atividade é responsável por cerca de 20% das emissões globais de GEE, incluindo dióxido de carbono (CO₂), metano (CH₄) e óxido nitroso (N₂O).
A transição para uma agricultura de baixo carbono não é apenas uma necessidade ambiental, mas também uma oportunidade econômica e social, garantindo alimentos para gerações futuras enquanto preserva o meio ambiente. E a mudança já começou.
Iniciativas como o Programa Nacional de Cadeias Agropecuárias Descarbonizantes no Brasil incentivam os agricultores a adotar práticas sustentáveis e acessar mercados que valorizam produtos com pegada de carbono reduzida, como é o caso dos fertilizantes de alta tecnologia da Yara.
Indo além, no Brasil, a agricultura regenerativa, que inclui práticas de rotação de culturas e cobertura do solo, está se consolidando como modelo para capturar carbono e regenerar ecossistemas degradados.
Isso e diversas outras iniciativas estão moldando o novo cenário do agronegócio, onde é possível atingir altas produtividades causando menor impacto ambiental.
A Yara se orgulha de ser uma grande incentivadora desse movimento, por meio de inovação e pesquisa que entregam resultados reais ao produtor rural.
Fertilizantes "lower carbon" já transformam a agricultura
Em seus mais de 100 anos de história, a Yara investe em pesquisa agronômica em parceria com produtores e a indústria para entregar soluções agrícolas de alta eficiência.
Esses esforços resultaram em uma bem sucedida linha de fertilizantes nitrogenados de alta tecnologia com baixa pegada de carbono.
Esses insumos utilizam, durante seu processo produtivo, uma tecnologia desenvolvida pela Yara, chamada de catalisadores de abatimento de N2O.