Copom aumenta taxa Selic em 1 ponto percentual para 12,75%

Medida foi anunciada depois de elevação expressiva também nos juros dos EUA

Por |
Copom aumenta taxa Selic em 1 ponto percentual para 12,75%
05deMaiode2022ás11:39

Depois dos Estados Unidos, o Brasil anunciou ontem alta na taxa de juros. Após reunião realizada no período da tarde da última quarta-feira, 04/05, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic de 11,75% para 12,75% a.a.

Horas antes, o Comitê Federal de Mercado Aberto do Federal Reserve (FED) havia confirmado aumento de 0,50 ponto percentual para tentar conter a inflação norte-americana.

No Brasil, o aumento atual é de 1 ponto percentual - o maior patamar desde fevereiro de 2017, quando a taxa estava em 13%. Em comunicado divulgado, o Copom justificou a medida como necessária para conter  “as pressões inflacionárias decorrentes da pandemia que se intensificaram com problemas de oferta advindos da nova onda de Covid-19 na China e da guerra na Ucrânia”.

Ainda de acordo com a nota, espera-se, com a decisão, suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e manter o fomento ao emprego, considerando que, “diante de projeções e do risco de desancoragem das expectativas para prazos mais longos, é apropriado que o ciclo de aperto monetário continue avançando significativamente em território”.

O Comitê ainda enfatizou que irá perseverar em sua estratégia até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas. E que, para os próximos meses, prevê como provável uma extensão do ciclo com um ajuste de menor magnitude.

Sem novidades

O aumento já era esperado por economistas brasileiros. Essa é a décima alta consecutiva aplicada pelo BC à taxa Selic desde o início do aumento da inflação, em março de 2021. A taxa chegou a registar ampliação recorde de 2% em agosto de 2020 então como estratégia para impulsionar a economia, no auge do enfrentamento da pandemia da covid-19.

Cargando...