Após pausa de dois anos, vem aí Expoleite e Fenasul de Esteio

Começa dia 18 a 43ª Expoleite e a 16ª Fenasul. Programação celebra retorno ao calendário de feiras brasileiras

Por |
Após pausa de dois anos, vem aí Expoleite e Fenasul de Esteio
10deMaiode2022ás16:14

Após uma pausa de dois anos, por conta da pandemia de covid-19, a 43ª Expoleite e a 16ª Fenasul estão de volta ao calendário de feiras brasileiras. O lançamento ocorre nesta quarta-feira, dia 11, às 7h30, no pavilhão do gado leiteiro do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, na cidade de Esteio, no Rio Grande Sul.

Na ocasião, será anunciada oficialmente a programação do evento em 2022, com início no próximo dia 18. Neste ano, entre as novidades está a participação, além do gado leiteiro, de produtores de animais bovinos de corte, equinos, aves, coelhos e búfalos. Também será a primeira vez que criadores de bubalinos participarão como expositores.

A Federação espera confirmar a presença de mil animais nas feiras. O encerramento está marcado para o dia 22, quando ocorre o desfile dos animais campeões.

Para a subsecretária do Parque Assis Brasil, Elizabeth Cirne-Lima, o sentimento neste momento é de gratidão, especialmente com a volta de uma edição presencial da Fenasul Expoleite. “O setor precisa das feiras, os criadores precisam se encontrar, realizar os julgamentos e fazer a comercialização dos animais. As feiras são muito importantes para o intercâmbio entre as cabanhas, as empresas e os diferentes parceiros do setor”, destacou Elizabeth em reunião na última sexta-feira, dia 6, com a participação de todas as entidades organizadoras para tratar detalhes finais. 

Tradição entre as raças leiteiras

Um dos eventos mais tradicionais do setor no Rio Grande Sul, a 43ª Expoleite e a 16ª Fenasul terá a participação de raças leiteiras conhecidas como Holandesa, Jersey, Gir e Girolando – e já bastante aguardadas, de acordo com o presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang.

“Esperamos fazer uma grande feira após esse período da pandemia”, disse Tang, já antecipando que haverá uma de ampla programação com shows musicais de artistas locais e palestras técnicas com pesquisadores de leite e carne.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), que é uma das promotoras do evento, estará presente com uma equipe de 40 servidores, entre os quais, médicos veterinários, zootecnistas, e técnicos agrícolas, para suporte na recepção e manutenção dos animais durante a feira.

A Fenasul Expoleite é organizada em conjunto pela Gadolando, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) e prefeitura de Esteio. Também conta com outras entidades apoiadoras.

Cargando...