Como o "pacto verde” europeu pode afetar o agro no Brasil?
Projeto visa combater o aquecimento global
|Cota de 25% das terras agrícolas à agricultura orgânica é uma das meta da UE. (foto - Croplife)
Estudo da Croplife recém divulgado detalha o "pacto verde europeu" e como ele pode afetar o agronegócio brasileiro.
Segundo a entidade, o exemplo da UE mostra que a implementação de uma nova metodologia, pensando em combater o aquecimento global, é progressiva e exige a revisão de regulamentos e normas existentes.
Também destaca a necessidade da adoção, pela comunidade internacional, de ferramentas adequadas e alinhadas com as metas e as estratégias estabelecidades pela UE.
E justamente neste cenário que a Croplife elaborou o documento "Pacto Verde Europeu e a Agricultura Brasileira", no qual analisa as ações propostas e relação com o Brasil.
"Em um mundo globalizado, a decisão de um país afeta outros, com o Pacto Verde isso não será diferente, especialmente quando falamos de um bloco de países economicamente desenvolvidos como a UE", diz trecho do estudo.
A Croplife lembra ainda que "o Brasil é um dos principais países em produção e exportação de alimentos, fibras e energia, mantendo a maior parte dos seus biomas intactos e os compromissos com acordos internacionais para a preservação do meio ambiente."