Risco de temporais aumenta no Sul e Centro-Oeste e avança pelo país

Atuação de baixa pressão entre Paraguai e Argentina, combinada ao calor e à umidade, favorece pancadas intensas, rajadas de vento e acumulados elevados

|
Risco de temporais aumenta no Sul e Centro-Oeste e avança pelo país
12deFevereirode2026ás08:08

A combinação entre uma área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o norte da Argentina e o forte aquecimento sobre o Brasil amplia o risco de temporais em várias regiões nesta quinta-feira (12), segundo a Climatempo.

O cenário mais preocupante se concentra no Sul e no Centro-Oeste, onde a instabilidade ganha força ao longo do dia.

Há previsão de chuva também em áreas do Norte e do Nordeste, enquanto no Sudeste o calor e a umidade sustentam as pancadas típicas de verão, mantendo o padrão de abafamento e variação rápida do tempo.

>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP

>> ENCONTRE PRODUTOS E SOLUÇÕES PARA O AGRO NO AGROFY MARKET 

A atuação desses sistemas mantém o país sob influência de instabilidades distribuídas de forma irregular, com possibilidade de rajadas de vento, descargas elétricas e acumulados elevados em pontos isolados.

Raio durante tempestade com nuvens carregadas no Brasil

Sudeste

A chuva ocorre de forma isolada e com fraca a moderada intensidade desde o começo do dia no norte, oeste e interior de São Paulo, norte do Espírito Santo e sul e oeste de Minas Gerais. Nas demais áreas, a manhã segue com tempo mais firme.

Em São Paulo, o dia será de sol entre muitas nuvens em todo o estado, o que favorece a elevação das temperaturas e aumenta a sensação de abafamento.

Ao longo do dia, o calor e a alta umidade do ar podem provocar pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento. A atenção deve ser maior nas regiões que fazem divisa com o Paraná e no norte paulista.