Brasil na COP27: ministro elogia parceria 'produção e preservação"
Em painel durante a COP27, Marcos Montes falou sobre a busca pelo equilíbrio entre agricultura e clima
|Painel Agricultura e Clima reuniu os ministros Joaquim Leite e Marcos Montes. (foto - Mapa)
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, participou nesta quarta-feira (9) do painel Agricultura e Clima, durante a programação interativa do pavilhão brasileiro na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27).
O espaço é uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente, a Apex-Brasil, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Marcos Montes destacou que a questão da produção de alimentos terá um papel preponderante das discussões da COP27. “Essa COP é um palco importante para que possamos mostrar essa unidade da preservação ambiental com a produção”.
“Preservar ambientalmente é claro que é interesse do mundo todo, é o futuro dos nossos filhos. Agora, o mundo precisa se alimentar, nós precisamos produzir. Então, temos que ter essa equação totalmente resolvida para que possamos continuar preservando e produzindo alimentos”, disse o ministro.
Já o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, disse que o Brasil é uma potência alimentar reconhecida internacionalmente e tem muito pra mostrar na COP27. “Temos uma agricultura sustentável e a mais regenerativa do mundo, por uma característica da nossa agricultura tropical, que preserva o solo e ao mesmo tempo cuida das florestas, do solo e das nascentes”, disse.