Ação inédita recupera gado roubado avaliado em R$ 1 milhão

Animais haviam sido levados de Corumbá (MS) para uma propriedade no Paraguai

|
Técnicos da Iagro fizeram todo o protocolo sanitário para que os animais retornem ao Brasil, que inclui vacinação e quarentena. (fotos Iagro/Semagro)

Técnicos da Iagro fizeram todo o protocolo sanitário para que os animais retornem ao Brasil, que inclui vacinação e quarentena. (fotos Iagro/Semagro)

19deDezembrode2022ás09:45

Uma inédita parceria entre fiscais da Agência Estadual de defesa Animal e Vegetal (Iagro) e do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal do Paraguai (Senacsa) resgatou 230 bovinos que haviam sido roubados em uma fazenda de Corumbá. 

Os animais, cujo valor é avaliado em R$ 1 milhão, foram levados do Brasil para uma propriedade da região de Filadélfia, no Paraguai, a aproximadamente 150 quilômetros da fronteira, onde permaneceram por alguns dias.

"Ao tomarmos conhecimento do caso, realizamos uma ação conjunta que envolveu o Senacsa, a Brigada Anti Abigeato do Alto Paraguai e os técnicos da Iagro. O trabalho envolveu a inteligência da fronteira que realiza o monitoramento de rodovias”, recorda o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold.

A ação envolveu também policiais dos dois países, que acompanharam a visita dos técnicos à propriedade suspeita. No local, as marcas no animais comprovaram ser o gado roubado.

A equipe ainda identificou e inspecionou o estado sanitário dos bois que não tinham sinais de lesões de enfermidades vesiculares e nem outras doenças infectocontagiosas.