Goiás inicia Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã

Iniciativa tem investimentos de R$ 9,5 milhões; maracujá, manga e pitaia são as primeiras culturas plantadas

|
Barragem do Vão do Paranã abastece produção agrícola no Nordeste goiano. (foto - Seapa/GO)

Barragem do Vão do Paranã abastece produção agrícola no Nordeste goiano. (foto - Seapa/GO)

03deFevereirode2023ás11:46

O governo de Goiás, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), iniciou em janeiro a implementação do Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã, cuja pretensão é tornar o nordeste goiano referência do setor no Brasil. 

A iniciativa, que conta com parceria da Embrapa Cerrados e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), tem investimentos de R$ 9,3 milhões.

O plano é atingir uma área prevista de 300 hectares abastecidos pelas barragens do rio Paranã e Ribeirão Porteira, alcançando 4.500 famílias de 22 assentamentos rurais.

Nesta fase inicial, participarão 150 agricultores familiares dos municípios goianos de Flores de Goiás, Formosa e São João d’ Aliança.  Eles foram selecionados por técnicos da Seapa/GO e irão receber kits de irrigação adquiridos pela Codevasf.

De acordo com o pesquisador Lineu Rodrigues, chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Cerrados, os agricultores serão beneficiados com o melhor da tecnologia de manejo de irrigação que se tem disponível.