Petrobras pode usar fundo de reserva para conter reajuste de gasolina
Fazenda anunciou ontem (dia 27) reoneração de combustíveis de R$ 28,8 bi; detalhes estão em discussão durante esta semana
|Ministério da Fazenda discute proposta com maior alíquota para gasolina. (foto - Rovena Rosa/Agência Brasil)
A Petrobras pode usar o “colchão”, uma espécie de fundo de reservas, para absorver parte da reoneração da gasolina e ajudar a conter o preço final ao consumidor.
Isso ocorre porque a gasolina no Brasil atualmente está acima do preço médio internacional, o que dá ‘gordura’ à estatal para amortecer parte do aumento de preços nos postos.
A medida é estudada após a confirmação, nesta segunda (dia 7), do Ministério da Fazenda do retorno da tributação dos combustíveis a partir de março.
Segundo a pasta, o formato do aumento das alíquotas está sendo discutido entre o secretário-executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo, e a diretoria da Petrobras, no Rio de Janeiro, mas já está certo que a arrecadação será recomposta em R$ 28,88 bilhões neste ano.
A reoneração já havia sido anunciada pelo ministro Fernando Haddad, em janeiro.Também vem de Haddad a informação da possibilidade de uso desse colchão, porém, ele não informou qual seria o valor.