Confira previsões do Inmet para o agro até maio

Boletim agroclimático aborda clima e possíveis impactos nas regiões produtoras

|
Maioria das regiões deve ter chuva acima da média. (foto - Pixabay)

Maioria das regiões deve ter chuva acima da média. (foto - Pixabay)

13deMarçode2023ás10:24

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou na última sexta (dia 10) seu boletim agroclimático com previsões do clima e possíveis impactos na principais regiões produtoras do Brasil. 

O levantamento traz também uma análise das condições climáticas observadas no Brasil até março de 2023.

Segundo o Inmet, para a região Norte, a projeção é de predomínio de chuvas acima da média climatológica, devido principalmente à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) típica desta estação, principalmente no nordeste do Pará e leste do Amapá.

A temperatura média do ar deverá prevalecer próxima dos níveis normais em praticamente toda a região, com valores que podem superar os 27ºC no norte de Roraima.

O Inmet indica ainda a manutenção de áreas com armazenamentos hídricos superiores a 70% em praticamente toda a região nos meses de março e abril.

Região Nordeste

A previsão indica chuvas acima da média em praticamente toda a região. Coerente com o período chuvoso na parte norte, ocasionadas principalmente pela a atuação da ZCIT, além do padrão de águas ligeiramente mais aquecidas próximo à costa.

Se confirmada, em especial no MATOPIBA (região que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a chuva pode auxiliar na manutenção da umidade no solo e beneficiar as culturas de primeira safra na região, além do estabelecimento dos cultivos de segunda safra como o milho e feijão, principalmente no mês de março.

No entanto, em áreas da Bahia, como nordeste do estado, os menores volumes de chuva podem reduzir os níveis de água no solo e impactar negativamente as culturas que se encontram em estágios fenológicos mais sensíveis.