Estações meteorológicas portáteis monitoram microclima por talhão
Condição meteorológica de cada fazenda é determinante para operação agrícola
O produtor tem "muito a ganhar e pouco a perder" com previsão meteorológica segundo seu microclima. (foto - Daniel Azevedo)
Diz um sábio ditado que devemos atuar naquilo que podemos controlar e aceitar o que não podemos. Se o assunto é clima na agricultura, as estações meteorológicas portáteis ampliam em muito a possibilidade de ação dos produtores. Algumas dessas soluções estão expostas na Expodireto Cotrijal.
Ainda hoje, a maioria dos agricultores utilizam previsões meteorológicas em nível regional para planejar semeadura, pulverização e mesmo fazer a gestão hídrica.
Mas quem produz sabe que as condições pluviométricas, de vento e temperatura, entre outras, podem mudar em alguns poucos quilômetros de distância.
Por isso mesmo, previsão focada em microclima é uma grande oportunidade de melhoria de produtividade, redução de custos e ganho de eficiência em geral nas fazendas.
Em outras palavras, não se trata de controlar o clima, mas saber como usá-lo da melhor maneira possível para os resultados no campo. E, para isso, estações meteorológicas portáteis cada vez mais avançadas estão disponíveis no mercado.
Segundo o Radar Agtech 2022, elaborado pela Sp Venture, Homo Ludens e Embrapa, o Brasil possui 40 startups do agro, agtechs, com soluções para monitoramento Iot dentro das fazendas, incluindo as focadas em clima de forma remora.