Ministério da Agricultura apreende 23 toneladas produtos irregulares
Ação foi realizada nas fronteiras no MS, MT, RO e AC e também focou na gripe aviária
|Produtos foram destruídos por apresentarem risco à saude. (foto - Mapa)
O Ministério da Agricultura e Pecuária divulgou nesta quinta (dia 23) a apreensão e destruição de 23 toneladas de produtos agropecuários considerados de risco sanitário ou fitossanitário, entre os quais alimentos como bananas, batatas e hortaliças.
O número é resultado da 34ª Operação Ronda Agro do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteira, realizada entre 27 de fevereiro e 21 de março.
A ação ocorreu nas fronteiras do Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e, além dos produtos, e também focou na fiscalização 22.200 veículos terrestres e embarcações. Foram apreendidos 1.528 animais sem documentação sanitária.
“Os resultados demonstram a importância da ação na prevenção de prejuízos que poderiam ser causados pela introdução de pragas e doenças exóticas no país”, avalia o gerente do Programa Vigifronteira, Marcos de Sá.
Ele também elogiou o trabalho em equipe dos órgãos de defesa agropecuária e de segurança pública e o “alto nível de comprometimento institucional das agências de defesa agropecuária com a proteção do agronegócio em seus estados”.