Indicador de soja registra menor média mensal desde 2020, diz Cepea
Milho seguiu ‘caminho’ em abril, e operou nos mesmos patamares de 2020
|Cepea/USP alerta que impacto desse contexto sobre rentabilidade de sojicultores será expressivo nos próximos meses. (foto - CNA/Senar)
Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP) apontam que na última semana de abril, os Indicadores da soja ESALQ/BM&FBovespa – Paranaguá (PR) e CEPEA/ESALQ – Paraná registram os menores patamares nominais desde agosto de 2020.
De acordo com informações divulgadas nesta terça (dia 2), as médias mensais de abril, em termos reais (deflacionameto pelo IGP-DI, de mar/23), por sua vez, são as mais baixas desde março de 2020, sinal de que os atuais preços de comercialização são similares a um poder aquisitivo verificado há três anos.
De acordo com o Cepea, oCepeCepe sobretudo no caso dos que não fizeram vendas antecipadas, optando pela negociação em período de colheita, quando, sazonalmente, as cotações são pressionadas.
Enquanto isso no Exterior...
Já na reabertura da sessão eletrônica da Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT, na sigla em inglês) os preços da soja operam mais altos nesta terça-feira., mostrando que o mercado está mais competitivo após as perdas recentes.