Maior incidência de ferrugem asiática exige monitoramento para controle eficaz

Solução sistêmica multiplica eficiência no controle da doença

|
Solução apresentou controle da ordem de 70% do fungo causador da ferrugem asiática. (foto - Sipcam Nichino Brasil)

Solução apresentou controle da ordem de 70% do fungo causador da ferrugem asiática. (foto - Sipcam Nichino Brasil)

01deJunhode2023ás14:19

O aumento da incidência de focos de ferrugem asiática no Brasil exige atenção especial por parte de produtores de soja. Segundo Consórcio Antiferrugem, já são 119 casos em nove estados graças ao clima quente e úmido em diferentes regiões do país.

Por isso, especialistas recomendam ao produtor monitorar atentamente as lavouras, com objetivo de controlar a doença no início e, assim, evitar a propagação do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da doença que traz perdas de até 90% de uma lavoura.

“Essa medida possibilita potencializar a eficácia de fungicidas empregados no manejo da ferrugem”, ressalta José de Freitas, engenheiro agrônomo, da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino Brasil.

Segundo ele, a companhia se posiciona hoje entre as referências do mercado no fornecimento de insumos para controle da ferrugem, por meio do fungicida Fezan® Gold.

“A tecnologia de base do produto, pioneira no mercado, reúne as propriedades sistêmica e protetora com ação multissítio. O fungicida permanece um dos poucos a contar com essas características e, por isso, deve ser considerado estratégico neste momento da safra em que a ferrugem tende a avançar”, comenta.