Relação de preços entre cafés arábica e robusta é a menor da história

Cotação do arábica vem em queda desde fevereiro, enquanto do robusta, em alta desde março

|
Até o encerramento da última semana, a colheita do robusta já somava 22% do volume total previsto no Espírito Santo e 60% em Rondônia.

Até o encerramento da última semana, a colheita do robusta já somava 22% do volume total previsto no Espírito Santo e 60% em Rondônia.

14deJunhode2023ás16:21

A relação entre as cotações do café arábica e do robusta é a menor, ao menos, desde o início da série histórica do Cepea com as duas variedades em 8 de novembro de 2001.

Segundo dados do órgão, o preço da saca de café robusta, por exemplo, equivaleu a 74,8% do preço da saca do café arábica a valores de ontem (dia 13) contra 55,8% em janeiro do ano passado.

O preço da saca de café arábica foi negociado ontem a R$ 964,19 com o acumulo de baixas desde fevereiro deste ano. Já a saca do café robusta, vai em sentido contrário, com altas ao menos desde março e cotação a R$ 721,81 na data de ontem.

Os fundamentos para essas variações estão na produção e no mercado. O primeiro ponto é que algumas empresas estrangeiras aumentaram sua mistura de robusta/conilon para 50%. No passado, um “blend” normal era em torno de 20% ou 30%.

Além disso, a colheita de café da safra 2023/24 continua progredindo nas principais regiões produtoras do País, mas o ritmo ainda está um pouco abaixo do verificado na temporada anterior.