Inmet eleva alerta sobre ciclone extratropical para o nível vermelho no Sul do País

Rio Grande do Sul e Santa Catarina sofrem com tempestades, granizo e ventos de até 100 km por hora

|
No Rio Grande do Sul, 470 mil pessoas estão sem energia elétrica. (foto - Agência Brasil)

No Rio Grande do Sul, 470 mil pessoas estão sem energia elétrica. (foto - Agência Brasil)

13deJulhode2023ás09:10

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou, na tarde de ontem, para o nível vermelho o alerta sobre o ciclone extratropical no Sul do País. O alerta, que significa “grande perigo”, refere-se ao período até 12h de hoje, intervalo deve ser o mais crítico.

Até ontem, o fenômeno climático atuava no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, deixando desabrigados, feridos e, ao menos dois mortos, além de destruição de casas e outras estruturas. Informações preliminares indicam que até 470 mil pessoas estão sem luz no estado gaúcho.

As áreas mais atingidas pelos temporais, ventos e granizo foram a região metropolitana de Porto Alegre, sudeste, nordeste, e centro-oriental do Rio Grande do Sul, a grande Florianópolis, sul de Santa Catarina, Vale do Itajaí e áreas serranas dos dois Estados.

Os ventos atingiram até 100km/h, com "grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores e grandes transtornos no transporte rodoviário". Grande impacto em plantações também são previstos, aponta o instituto.

O Inmet instrui a população dos dois Estados a permanecer em locais abrigados e longe de janelas e evitar se locomover pela rua durante os horários mais severos de chuva e ventania.