“É impossível manter avanço no agro, se não fizermos algo urgente na logística”

Painel aborda necessidade de ampliar e descarbonizar a infraestrutura do país

“Precisamos descarbonizar e ampliar a logística ao mesmo tempo”, diz José Firmo, CEO da Porto Açu

“Precisamos descarbonizar e ampliar a logística ao mesmo tempo”, diz José Firmo, CEO da Porto Açu

29deAgostode2023ás16:00

O gargalo logístico brasileiro pode ter chegado ao ponto mais extremo. Milhões de toneladas de grãos e outros produtos ao ar livre, prêmios negativos em portos, congestionamentos de caminhões são alguns dos exemplos da insuficiência da somatória de todos os modais.

Se não bastasse a necessidade de aumentar a infraestrutura de norte a sul do país, é preciso fazê-lo com modelos mais sustentáveis. “Precisamos descarbonizar e ampliar a logística ao mesmo tempo”, diz José Firmo, CEO da Porto Açu, durante o 10º Congresso Brasileiro de Fertilizantes.

Segundo ele, é impossível manter o avanço do setor agropecuário, por exemplo, se “algo de urgente” não for feito neste quesito. “Inclusive, não podemos nos dar ao luxo de demonizar nenhum modal, inclusive o rodoviário, apesar de ele ser mais caro, ineficiente e menos sustentável”, opina.

Segundo dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), 73,0% das rodovias sob administração pública mostraram irregularidades, acarretando um acréscimo estimado de 35,2% nos custos operacionais.