Ferramenta calcula quantidade necessária de sementes no pasto
Tecnologia proporciona redução de custos e menor desperdício de maquinário
|
Ferramenta fornece uma sugestão da quantidade de sementes forrageiras necessária para a implantação da pastagem
Uma nova tecnologia desenvolvida pela Embrapa promete ajudar o produtor que sofre com a dúvida sobre a quantidade de sementes a ser plantada na hora de implantar ou reformar a pastagem.
Os pesquisadores da Embrapa Gado de Corte (MS) desenvolveram a calculadora de sementes. A tecnologia fornece uma sugestão da quantidade de sementes forrageiras necessária para a implantação da pastagem.
A novidade está disponível gratuitamente na Plataforma Pasto Certo e é resultado da parceria Embrapa, Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto) e Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Facom-UFMS).
“Com esse instrumento, reforçamos as boas práticas de manejo, preconizadas pela pesquisa. É útil para o produtor, que pode escolher a quantidade e a qualidade de sementes, estando mais consciente de suas escolhas”, afirma o pesquisador Sanzio Barrios.
Dentre os benefícios apresentados pela calculadora para o pecuarista que incorporar a ferramenta à rotina da propriedade rural, estão redução de custos, menor desperdício de maquinários, percepção de distorções, inclusive nos preços.