Parece, mas não é: pesquisa desenvolve pó para substituir cacau em chocolate

Nova tecnologia brasileira promete manter sabor e textura do chocolate

|
Parece, mas não é: pesquisa desenvolve pó para substituir cacau em chocolate
02deMaiode2025ás16:21

Diante da alta histórica no preço do cacau e da escassez global do fruto, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram uma alternativa para a indústria alimentícia: um pó produzido a partir de subprodutos agroindustriais que pode substituir o cacau em pó e o liquor de cacau na fabricação de chocolates e derivados.

A crise no setor tem sido agravada por fatores como pragas, mudanças climáticas e problemas sanitários em países africanos como Gana e Costa do Marfim — responsáveis pela maior parte da produção global de cacau.

Para reduzir a dependência dessa matéria-prima, a USP criou uma formulação batizada de Composição Alimentícia de Chocolate com Reaproveitamento de Resíduos Agroindustriais, já patenteada.

Segundo Suzana Lannes, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF-USP) e uma das responsáveis pela pesquisa, o produto apresenta características nutricionais superiores, com alta concentração de compostos bioativos, fenólicos, flavonoides, fibras, lipídios, proteínas e carboidratos, além de elevado poder antioxidante.