Entenda a onda de calor que vai afetar o Brasil no fim do inverno

Previsão é de temperaturas acima de 42ºC em algumas localidades

|
Tempo seco e quente exige cuidados especiais da população (Foto- Bruno Rezende/MS)

Tempo seco e quente exige cuidados especiais da população (Foto- Bruno Rezende/MS)

19deSetembrode2023ás09:44

A última semana do inverno será marcada por uma onda de calor que vai atingir a maior parte do país. A previsão é de temperaturas acima de 42ºC em algumas localidades a partir de sexta-feira (22). O inverno termina no sábado (23), quando terá início a primavera.

O que afinal é a onda de calor? A onda de calor ocorre por causa do tempo seco e queda da pressão atmosférica, que impede a formação de nebulosidade e afasta o avanço das frentes frias.

“A onda de calor é promovida pelas condições de tempo predominantemente seco, com aumento da insolação, e favorecida pela subsidência atmosférica – quando a pressão atmosférica entre os níveis médios e a superfície aumenta, inibindo o desenvolvimento de nebulosidade, aumentando, também, a temperatura da massa de ar”, informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O tempo quente será motivado por um bloqueio atmosférico na região da Cordilheira dos Andes, entre a Argentina e o Chile. O sistema impede a formação de nuvens e a chegada de frentes frias e é considerado comum no início da primavera.

Além do bloqueio atmosférico, a onda do calor é influência do El Niño - fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico Equatorial, que favorece uma intensa onda de calor.

Na região sudeste e centro-oeste do país, o fenômeno contribui para o aumento das temperaturas médias, ou seja, favorece a ainda mais a frequência de dias mais quentes.

Onde fará mais calor?

As áreas que deverão ter recordes de temperaturas são Centro-Oeste, Norte e interior de São Paulo. Na capital paulista, por exemplo, é esperado que os termômetros marquem mais de 35ºC no final da semana, conforme as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).