Brasil terá fim de inverno a 40° graus

Intensa onda de calor vai invadir grande parte do Brasil durante a semana

|
Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Rondônia serão as regiões mais quentes. (Foto - Governo de MS)

Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Rondônia serão as regiões mais quentes. (Foto - Governo de MS)

18deSetembrode2023ás14:10

Intensa onda de calor vai invadir grande parte do Brasil durante a última semana do inverno, com temperaturas entre 40ºC e 45°C, dependendo da região. As marcas esperadas entre esta semana superam em muitos os valores médios históricos de temperatura máxima em todas as cinco regiões do país, com possibilidade de quebras de recordes absolutos.

A primavera começa oficialmente no próximo sábado (dia 23). A onda de calor será formada graças a uma massa de ar extremamente quente que vai cobrir o país nos próximos dias, por conta de um bloqueio atmosférico que não deixará as frentes frias passarem do Rio Grande do Sul

Segundo o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, praticamente todo o Brasil deve ser afetado.

“O que mais preocupa são as regiões de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Os termômetros podem atingir até 46 graus, com baixa umidade no ar e praticamente chances zeradas de chuvas”, disse.

As altas temperaturas irão atingir também áreas do centro-sul do Pará e centro-leste do Amazonas, além do interior de Santa Catarina, no estado do Paraná e interior nordestino.