Efeitos do El Niño já afetam o clima de São Paulo, alerta MetSul

Já a Defesa Civil de SC emitiu alerta para o estado sobre temporais

|
Outubro terá outra manifestação das consequências do El Niño no clima em São Paulo com excesso de chuva. (Foto - Ettore Chiereguini/Agif/Metsul)

Outubro terá outra manifestação das consequências do El Niño no clima em São Paulo com excesso de chuva. (Foto - Ettore Chiereguini/Agif/Metsul)

03deOutubrode2023ás16:58

O clima em São Paulo começa a sofrer os impactos do fenômeno climático El Niño. O alerta é da MetSul Meteorologia que revelou que a cidade de São Paulo teve um mês de setembro que fugiu muito ao normal.

Embora a chuva tenha ficado perto dos padrões históricos, a temperatura atingiu desvios enormes das médias climatológicas, o que fez do setembro recém terminado o mais quente de toda a série histórica da capital paulista.

Agora, o mês de outubro terá chuva muito acima da média na cidade de São Paulo. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, na estação meteorológica convencional da capital paulista no Mirante de Santana, na zona Norte da cidade, a chuva em setembro somou 77,6 mm. O valor ficou apenas 10 mm abaixo da média histórica 1991-2020 de 88,3 mm, ou seja, perto da normal histórica.

O maior volume de chuva em 24 horas em setembro foi de 29,4 mm, nas 24h encerradas às 9h do dia 28. No ano, até 30 de setembro, a estação somou 1.197,7 mm, o que corresponde a um volume 4 % acima da climatologia para os meses do período. O desvio está ligeiramente positivo basicamente por conta da chuva excessiva ocorrida em fevereiro, quando a cidade de São Paulo anotou 428,9 mm.

Temperatura alta

Mas setembro de 2020 entra para a história na cidade de São Paulo pela temperatura. Com média de 30,2°C, as temperaturas máximas fecharam o mês 5°C acima da média máxima histórica mensal de 25,2°C. Trata-se de um desvio recorde para o mês desde o começo das observações em 1943.