Mapa discute parceria em fertilizantes entre Brasil e Bolívia
Investimentos para produção de ureia e de cloreto de potássio foram debatidos
|Audiência serviu também para dar mais um passo na preparação para a celebração de um acordo bilateral Brasil-Bolívia. (Foto - Guilherme Martimon/Mapa)
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu os ministros de Hidrocarbonetos e Energia, Franklin Molina Ortiz, e do Desenvolvimento Rural e Terras, Remy Gonzalez, da Bolívia e debateu possíveis parcerias na área de fertilizantes com o país da América do Sul. A reunião ocorreu ontem (dia 3) em Brasília.
O encontro tratou de investimentos em novas plantas industriais para produção de ureia, localizada entre Corumbá (BR) e Puerto Quijarro (BO), e cloreto de potássio, em Coipasa (BO).
De acordo com o secretário-executivo do Mapa, Irajá Lacerda, a Bolívia é uma aliada para que o Brasil se torne independente na produção de fertilizantes.
“Nós vamos avançar muito com a parceria com a Bolívia, pois ela tem matéria-prima para a produção de fertilizantes. Com essa cooperação, vamos implementar indústrias de fertilizantes tanto no país andino quanto no Brasil para diminuir a dependência externa do nosso país fertilizante, que hoje é quase 90%”, destacou.
Em setembro, o Mapa já tinha tratado com a Argentina oportunidades de colaboração bilateral para a produção de adubos e fertilizantes.