Cotação do trigo sobe no Brasil na contramão do mercado internacional

Preocupação com o clima no Rio Grande do Sul e Paraná trouxe sustentação

|
Condições climáticas adversas durante a colheita de trigo têm deixado produtores atentos à qualidade das lavouras. (foto - CNA)

Condições climáticas adversas durante a colheita de trigo têm deixado produtores atentos à qualidade das lavouras. (foto - CNA)

31deOutubrode2023ás16:05

A cotação do trigo mostra força no Brasil na semana passada, apesar de queda no cenário internacional. No acumulado de outubro, a cotação do cereal soma alta de 5,29% e preços a R$ 1.080,40 por tonelada de trigo até ontem (dia 30), segundo o Cepea.

No mercado doméstico, os moinhos estão mais ativos diante de preocupações relacionadas ao clima. Vale lembrar que os valores vinham caindo há quase um ano e, portanto, operam em patamares baixos por agricultores.

No campo, as condições climáticas adversas durante a colheita de trigo têm deixado produtores atentos à qualidade das lavouras. Nos dois mais importantes estados produtores, Paraná e Rio Grande do Sul, alguns agentes consultados pelo Cepea já relatam perdas nas lavouras.

Contudo, a alta no mercado interno não encontra correspondência no exterior, o que pode limitar a recuperação de preços do trigo ou mesmo reverter esta tendência até porque o Brasil ainda é importador do produto.