Agritechnica: oito tendências conceituais sobre maquinários agrícolas

Desde combustíveis alternativos até máquinas tudo-em-um ou com “olhos”, confira o que as fabricantes acreditam ser o futuro do setor

Tendências mapeadas na Agritechnica podem ser o padrão nas lavouras mundo afora no futuro, mas seu nível de adoção depende de dezenas de fatores. (foto - Agritechnica)

Tendências mapeadas na Agritechnica podem ser o padrão nas lavouras mundo afora no futuro, mas seu nível de adoção depende de dezenas de fatores. (foto - Agritechnica)

27deNovembrode2023ás17:38

Além de apresentar a última palavra em maquinários agrícolas já disponíveis no mercado, a Agritechnica também resume as principais tendências conceituais desse setor para os próximos anos.

Em nossa cobertura presencial no maior evento de máquinas e implementos agrícolas do mundo, também pudemos identificar oito conceitos que, provavelmente, serão cada vez mais frequentes nas lavouras nos próximos anos.

Elas vão além da digitalização ou mesmo da robótica agrícola que, apesar de ainda muito atuais, já não são tendências, mas sim realidades disseminadas e com utilização em alta. 

Confira as tedências dos maquinários agrícolas para o futuro:

  • Combustíveis alternativos - Diversas empresas apresentaram ou destacaram seus modelos de maquinários com motorização e propulsão a partir de combustíveis alternativos durante a feira. Entre as modalidades, estavam motores movidos a biodiesel, etanol, elétricos, biogás, gás natural, hidrogênio e propano. Foi o caso, por exemplo, da New Holland com motores a biometano e da John Deere com seu motor movido a etanol. Contudo, até o momento, a aplicabilidade dessas alternativas está condicionada ao tipo de atividade agrícola, bem com a oferta dos diferentes tipos de combustível em cada região.