Frente fria avança e Sudeste terá temporais e rajadas de vento no fim de semana

Chuva vai atingir o RJ, leste de SP, centro-sul de MG e Zona da Mata mineira

|
Retorno do fenômeno La Niña é provável entre o inverno e a primavera, de acordo com a avaliação da NOAA. (Foto - Fernando Frazão/Ag. Brasil)

Retorno do fenômeno La Niña é provável entre o inverno e a primavera, de acordo com a avaliação da NOAA. (Foto - Fernando Frazão/Ag. Brasil)

19deJaneirode2024ás09:50

Após uma semana com forte calor, o fim de semana terá chuvas volumosas na Região Sudeste. Há a possibilidade de temporais, seguidos por raios e rajadas de vento, decorrente da passagem de uma frente fria.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para o aumento da convergência de umidade na camada média/baixa da atmosfera sobre o leste do Sudeste devido à intensificação de uma área de baixa pressão, que vai dar origem a frente fria sobre o Oceano Atlântico.

Este padrão atmosférico, aliado ao comportamento dos ventos em altos níveis e às temperaturas elevadas na região, vai potencializar a instabilidade, entre sábado (dia 20) e domingo (dia 21), sobre o leste de São Paulo, sul, Zona da Mata e centro (incluindo a capital e Região Metropolitana) de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

No sábado, a previsão do Inmet indica que a área mais afetada pelos maiores acumulados diários de chuva deve ser a faixa leste de São Paulo (incluindo a capital e Região Metropolitana) e áreas do litoral, onde alguns totais de chuva podem variar entre 80 milímetros (mm) e 100 mm de forma localizada.

Já no domingo, as chuvas mais volumosas vão ocorrer entre o litoral norte paulista e áreas do sul, leste (incluindo a capital e Região Metropolitana), serra do Rio de Janeiro e na Zona da Mata de Minas Gerais, onde pode chover entre 70 mm e 90 mm em alguns pontos.

A partir de segunda-feira (dia 22), as chuvas intensas, com acumulados diários significativos, devem se concentrar entre o Espírito Santo, sul da Bahia, centro-norte de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, situação que será monitorada com a atualização dos modelos numéricos de previsão de tempo nos próximos dias.

O Inmet destaca a importância do acompanhamento das atualizações diárias da previsão do tempo, bem como das emissões dos avisos meteorológicos especiais.