Brasil fecha acordo com a Bolívia para elevar produção de fertilizantes

Grupo de trabalho vai elaborar plano estratégico

|
Acordo prevê a realização de estudos para a construção de fábricas de fertilizantes nitrogenados. (Foto - Marcio Batista/MRE)

Acordo prevê a realização de estudos para a construção de fábricas de fertilizantes nitrogenados. (Foto - Marcio Batista/MRE)

31deJaneirode2024ás09:35

Os governos do Brasil e da Bolívia assinaram, ontem (dia 30), um memorando de entendimento para, conjuntamente, ampliarem a produção de fertilizantes.

O acordo prevê a realização de estudos para a construção de fábricas de fertilizantes nitrogenados; para o mapeamento geológico e pesquisa mineral, além de medidas para ampliar e facilitar o comércio dos insumos.

De acordo com o documento assinado, a cooperação estratégica pode viabilizar a realização de estudos sobre a viabilidade e o potencial econômico de projetos em:

  • Três Lagoas (MS) e Cuiabá (MT), no Brasil; e
  • em Porto Quijarro (Santa Cruz), Uyuni (Potosí), Copaisa (Oruro) e Santivañez (Cochabamba), na Bolívia.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a Bolívia tem grandes reservas de gás natural - matéria-prima fundamental para a produção dos nitrogenados, além de minerais usados em outros tipos de nutrientes. Contudo, carece de capacitação e de recursos para desenvolver suas cadeias.