Mercado de defensivos biológicos cresce 45% no Brasil nos últimos cinco anos
No mesmo período, a demanda por defensivos químicos subiu 6%
|Nos últimos 5 anos, a taxa anual composta de crescimento, do mercado brasileiro de biopesticidas foi de 45%, enquanto para os defensivos agrícolas foi de 6%.
O dado foi apresentado na abertura do Simpósio “ Trichoderma : o mais importante agente de controle biológico de doenças de plantas”, em 23 de fevereiro, na Embrapa Meio Ambiente.
“A área tratada com controle biológico em 2022, no Brasil, foi de 70 milhões de hectares. É um crescimento espetacular, principalmente pela facilidade de aplicação e custos desses produtos”, destaca o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Wagner Bettiol.
A chefe geral da Embrapa Meio Ambiente, Paula Packer, enfatizou a importância do controle biológico, tema que a empresa estuda há décadas.
“A agricultura brasileira tem que ser sustentável e mostramos isso de diversas formas, como o controle biológico baseado em ciência,” disse Packer.
Soja
Segundo Bettiol, na cultura da soja a área tratada com biopesticidas subiu de 12 milhões de hectares, em 2020, para 20 milhões de hectares, em 2023. Praticamente a mesma tendência ocorreu com outras culturas.