Projeto de logística integrada “inaugura” margem direita do Porto de Santos

Hidrovias do Brasil e Rumo visam transportar 500 mil toneladas de fertilizantes ao ano

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Projeto de logística integrada “inaugura” margem direita do Porto de Santos
15deMarçode2024ás10:46

A Hidrovias do Brasil e a Rumo celebram o início da parceria para logística integrada e transporte de até 500 mil toneladas de fertilizantes ao ano, de forma pioneira, pela margem direita do Porto de Santos.

A operação será fundamentada em um conceito inovador da Hidrovias do Brasil, com a otimização do frete ferroviário da Rumo atrelada à eficiência logística. O objetivo é integrar o terminal portuário STS20, operado pela Hidrovias do Brasil, ao transporte ferroviário. Ao todo, espera-se uma média de 20 vagões por dia.

Atualemtne, o Porto de Paranaguá é a principal porta de entrada dos fertilizantes no Brasil, com 9,47 milhões de toneladas em 2023 ou 24% do total importado por todos os portos.

As empresas uniram forças para superar desafios logísticos, tributários e tecnológicos e atendendo à crescente demanda brasileira por fertilizantes.

De acordo com a pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o mercado de fertilizantes estimado em US$ 35,78 bilhões em 2024 e projetado para atingir US$ 49,68 bilhões até 2030.

Atualmente, responsável por cerca de 8% do consumo global de fertilizantes, o Brasil se destaca como o quarto maior consumidor mundial, seguido apenas pela China, Índia e Estados Unidos, de acordo com dados do Ministério da Agricultura e Pecuária.