Tragédias climáticas: 94% das cidades brasileiras falham na prevenção

Pesquisa revelou situação preocupante no Rio Grande do Sul

|
Tragédias climáticas: 94% das cidades brasileiras falham na prevenção
29deMaiode2024ás16:50

Pesquisa feita pela organização social Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) mostrou que 94% dos municípios brasileiros não estão preparadas de forma suficiente para a prevenção de tragédias climáticas.

Segundo o ICS, fazem parte desse grupo todos aqueles que têm menos da metade de um total de 25 estratégias para o enfrentamento de eventos como enchentes, inundações e deslizamentos de encostas.

O levantamento procurou, por exemplo, se existem medidas preventivas no Plano Diretor e na Lei de Uso e Ocupação de Solo.

Também foi observado se existe uma lei específica para medidas de combate às tragédias climáticas, um plano municipal de redução de riscos, um mapa das áreas vulneráveis, um programa habitacional para realocação da população que vive nesses locais e um plano de contingência, entre outros dispositivos.

A existência ou não de cada uma das 25 estratégias foi apurada na edição de 2020 da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic). Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), seus dados são públicos e decorrem de questionário respondido pelos próprios municípios.