Safra de morango em MG atrasa, mas anima produtores: entenda o motivo

Condições climáticas adversas, no início do ano, atrasaram a colheita do produto

|
Safra de morango em MG atrasa, mas anima produtores: entenda o motivo
14deJunhode2024ás12:02

Produtores de morango de Minas Gerais sofreram com o clima neste ciclo. Na região de Pouso de Alegre, no Sul de Minas, um grande polo produtor de morango, por exemplo, a entrada da nova safra da fruta atrasou.

Ela geralmente ocorre em abril, mas condições climáticas adversas, no início do ano, atrasaram a colheita do produto.

Os novos morangos somente agora chegam aos consumidores, o que provocou uma elevação de preços nos últimos meses.

Apesar do atraso, porém, a nova safra veio boa e, dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) estimam que a produção anual será de aproximadamente 173 mil toneladas de morango na região.

A produtividade média na região este ano deve ser de 51,3 mil quilos por hectare, num total de área plantada de 3.381 hectares.

Os maiores municípios produtores do Sul de Minas são Pouso Alegre (40 mil toneladas), Espírito Santo do Dourado (39,65 mil toneladas), Bom Repouso (29 mil toneladas), Estiva (19,2 mil toneladas) e Senador Amaral (16,5 mil toneladas).

“Este ano, tivemos um início de outono muito quente e com pouca chuva. Isso atrasou a florada, mas em compensação não tivemos nenhum problema sanitário. O pessoal está animado, porque, apesar do atraso, a nova safra veio com boa quantidade e qualidade”, comenta o coordenador regional de Culturas da Emater-MG, Hélio João de Farias.