Aumento de oferta nacional de frutas derruba preços em maio, diz Conab
Banana, laranja e mamão têm queda superior a 10% nos preços do atacado
|Os preços praticados nos principais mercados atacadistas para frutas, como a banana, laranja e mamão, caíram mais de 10% em maio. O dado está no 6º boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O aumento da oferta nacional foi a variável que mais influenciou na retração das cotações, “principalmente da variedade banana Nanica advinda do Vale do Ribeira (SP), Norte mineiro e catarinense”, indica o relatório.
Segundo os dados, a redução na média ponderada para a banana foi a maior entre as frutíferas mapeadas no País e chegou a 24,27%, se comparada ao mês de abril.
A maior queda regionalmente foi na Central de Abastecimento (CEASA) de Rio Branco, capital do Acre, onde o preço em maio despencou 42,35% em relação ao de abril.
As demandas das bananas Prata e Nanica recuaram diante de uma concorrência com a mexerica Poncã, devido à sazonalidade da citricultura.
O boletim indica que em junho, há uma tendência da variedade Prata exercer influência para a manutenção dos preços em patamares mais baixos, uma vez que é esperado um aumento na produção a partir desse mês.
Mamão
Para o mamão, o aumento da oferta nas zonas produtoras do Espírito Santo e Bahia pesou sob os preços, em especial nos primeiros vinte dias de maio. Na média ponderada, a redução chegou a 15,81%.
O levantamento apurou que até agora houve uma queda na quantidade de produto ofertado no atacado, sem previsão de aumento nos valores do mamão para as próximas semanas.