O que esperar do novo ciclone extratropical que vai atingir o Rio Grande do Sul?

Sistema já está em formação na costa da província de Buenos Aires, na Argentina

|
Vento se intensifica em grande parte do Rio Grande do Sul na sexta (Foto - Fabian Ribeiro)

Vento se intensifica em grande parte do Rio Grande do Sul na sexta (Foto - Fabian Ribeiro)

08deAgostode2024ás17:00

A MetSul Meteorologia alerta que um ciclone extratropical deve trazer vento forte a muito forte com risco de rajadas intensas no Rio Grande do Sul no final desta semana, acompanhando o ingresso de uma massa de ar frio de origem polar.

Uma área de baixa pressão atmosférica começa a se aprofundar na costa da província de Buenos Aires e dará origem a um ciclone extratropical que tende a se deslocar, então, para Norte e Nordeste com impacto no Uruguai e no Rio Grande do Sul.

Segundo a MetSul Meteorologia, o sistema já está em formação na costa da província de Buenos Aires, em processo que é conhecido como ciclogênese (formação de ciclone) e que tende a se intensificar nas próximas horas.

Ao longo desta quinta-feira, o centro do ciclone extratropical começou a migrar para Norte e vai estar na foz do Rio da Prata, entre a província argentina de Buenos Aires e o Sul do Uruguai, instalando-se perto da costa da capital uruguaia e do departamento de Maldonado.


Por isso, o vento vai aumentar muito hoje ainda no Uruguai e pode soprar com rajadas muito intensas e até com potencial de danos.