Onda de calor ganha força com mais de 42º graus, queimadas e altos índices de poluição

Altas temperaturas assolam vários estados do Brasil e ligam alerta

|
Onda de calor ganha força com mais de 42º graus, queimadas e altos índices de poluição
20deAgostode2024ás16:16

Onda de calor assola vários estados do Brasil e tende a ganhar força ainda em parte do país com temperaturas máximas perto e acima dos 40ºC principalmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e parte do Sudeste. O riscom de queimadas e altos índices de poluição aumentam. 

O calor se sente ainda em parte do Nordeste e mesmo no Sul do país, segundo a MetSul Meteorologia.

O pior do calor ocorre no Centro-Oeste, onde a segunda-feira anotou máximas de 41,8ºC em Cuiabá (MT); 39,7ºC em Corumbá (MS); e 38,1ºC em Aragarças (GO). Grande parte das cidades do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul tem anotado máximas dia após dia entre 37ºC e 40ºC.

Em Cuiabá, a segunda-feira foi o quinto dia seguido com máximas acima dos 40ºC.

A tendência é o Centro-Oeste seguir registrando as maiores temperaturas do país nos próximos dias assim como áreas da região Norte ao Sul da Amazônia. No Mato Grosso, as máximas seguirão na área de Cuiabá variando entre 40ºC e 42ºC.  A maior parte do Mato Grosso do Sul deve ter 37ºC a 40ºC com registros acima de 35ºC em diversos locais de Goiás.

O calor não dá trégua no estado de São Paulo até sexta-feira. As maiores máximas se dão no Oeste, Noroeste e no Norte paulista com marcas de 35ºC a 38ºC na maior parte das cidades. O calor se intensificará ainda no Sul e no Leste do estado antes da chegada de uma frente fria no final da semana.

Por isso, a cidade de São Paulo deve ter ainda tardes quentes e com máximas mais altas do que têm ocorrido.