Rabobank prevê reversão no mercado de fertilizantes para os próximos meses
Banco questiona até que ponto os agricultores brasileiros ainda poderão investir em adubos
O Rabobank divulgou, hoje (dia 18), sua projeção para a relação entre os preços das commodities e dos fertilizantes com um alerta útil aos produtores.
Após entrar em um ciclo “favorável” aos agricultores em meados de 2023, a expectativa é de reversão ainda no primeiro trimestre de 2025.
Para indicar o sinal positivo ou negativo, o banco calcula o “affordability index” (ou índice de acessibilidade), que é um indicador que compara a variação dos preços das principais commodities (soja, milho, etc) com dos principais adubos (fósforo, nitrogênio e potássio).
“Durante o ciclo atual, o índice entrou em território positivo por volta de meados de 2023, recuperando-se de uma das piores fases negativas devido ao impacto da guerra na Ucrânia sobre os preços dos fertilizantes”, diz a publicação.
No entanto, a queda do preço das commodities já sinaliza potenciais desafios à frente. Espera-se que este ciclo positivo e favorável aos agricultores termine por volta do primeiro trimestre de 2025.
Segundo o relatório “Perspectivas sobre fertilizantes”, o índice de acessibilidade poderia ir para 0,84 negativo no Brasil no decorrer dos próximos meses.
“Nos próximos meses, as projeções indicam uma tendência de queda de cotações para algumas commodities. Combinado com os movimentos esperados nos preços dos fertilizantes, isso tem o potencial de empurrar o índice de acessibilidade de volta para o território negativo”, descreve o relatório.