Coreia do Sul e Reino Unido suspendem importação de carne da Alemanha após caso de aftosa
Medida pode ser tomada por outros países de fora da União Europeia
A Coreia do Sul e o Reino Unido são os primeiros países a suspender a importação de carnes da Alemanha depois da confirmação pelos primeiros casos da doença no país em 37 anos.
Três búfalos morreram pela doença em região de Brandenburgo, próxima a Berlin e outras dezenas de animais, incluídos suínos, caprinos e ovinos, foram abatidos.
Com a confirmação do caso, a Alemanha perdeu sua condição de país livre de febre aftosa sem vacinação. Isso significa que outros países fora da União Europeia (UE) também podem anunciar medidas semelhantes.
A medida também atingiu rebanhos de outras espécies na região, uma vez que a doença pode infectar bovinos, suínos, ovinos, caprinos e até camelídeos.
Um dos principais desdobramentos internacionais foi a decisão do governo sul-coreano de suspender imediatamente a importação de carne suína da Alemanha.
O Ministério da Agricultura da Coreia do Sul anunciou que cerca de 360 toneladas de carne suína alemã, importadas desde 27 de dezembro, serão colocadas em quarentena e submetidas a testes para descartar possível contaminação.
O país também planeja monitorar de perto a situação em regiões e países vizinhos, como a Polônia.