Granizo devasta o Sul: produtores sofrem prejuízos e comunidades estão em situação de emergência

Estados como Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina registraram danos generalizados e mobilizam ações emergenciais; Rio Verde (GO) também foi afetada

|
Granizo devasta o Sul: produtores sofrem prejuízos e comunidades estão em situação de emergência
25deNovembrode2025ás09:17

Um intenso episódio de chuvas intensas e granizo afetou diversas regiões do Sul do Brasil e Goiás no fim de semana, provocando estragos relevantes para produtores rurais, residências, escolas e serviços públicos.

Estados como Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina registraram danos generalizados e mobilizam ações emergenciais para atendimento imediato e recuperação das áreas afetadas.

Erechim no Olho da Crise

No Rio Grande do Sulo município de Erechim foi um dos mais atingidos. Uma forte queda de granizo na tarde de 23 de novembro impactou mais de 34 mil pessoas.

Ao menos 200 moradores ficaram feridos e receberam atendimento em hospitais e unidades de pronto-atendimento. Residências, vias públicas, unidades de saúde e prédios privados sofreram estragos. 

Vinte e uma escolas estaduais foram danificadas, o que levou à suspensão das aulas nas redes municipal, estadual e em instituições privadas conveniadas.

A prefeitura decretou situação de emergência e informou que a Defesa Civil estadual havia emitido três alertas nas horas anteriores ao temporal, que teria sido provocado pela combinação de calor, alta umidade e uma área de baixa pressão atmosférica.

 CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP

.

Impactos na Agricultura Local

A zona rural também registrou prejuízos consideráveis. Segundo o secretário de Agricultura de Erechim, William Racoski, lavouras de trigo, pomares e plantios de milho foram severamente afetados. O prédio da própria secretaria sofreu destelhamentos e muitos servidores tiveram suas casas danificadas. Para auxiliar famílias em situação vulnerável, o governo do Rio Grande do Sul autorizou um repasse emergencial de R$ 1,5 milhão para a compra de telhas.