Brasil registra recorde de exportação de carne bovina em fevereiro

China retoma encomendas após pausa por casos de ‘vaca louca’

Brasil registra recorde de exportação de carne bovina em fevereiro
30deMarçode2022ás12:32

Com a volta da China às compras, o Brasil registrou o melhor fevereiro da história com exportação de 182.341 toneladas de carne bovina, com receita de US$ 975,8 milhões, segundo dados da Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos).

Impulsionadas pelo consumo asiático, estes resultados projetam um 2022 favorável aos pecuaristas e frigoríficos. Especialistas, inclusive, afirmam que nem mesmo os impactos já provocados pela guerra na Ucrânia devem prejudicar significativamente os embarques brasileiros.

A China não comprou do Brasil entre 4 de setembro e dezembro, num embargo de mais de 90 dias motivado por dois casos atípicos da doença EEB (encefalopatia espongiforme bovina), conhecida como vaca louca.

Os dados da associação de frigoríficos mostram que, só em fevereiro, houve um aumento de 47% no volume e de 77% na receita em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Ocorreu ainda um ciclo de expansão no mês anterior, inclusive no preço médio das carnes. Foram exportadas 342,3 mil toneladas no primeiro bimestre deste ano, com faturamento que atingiu US$ 1,78 bilhão, segundo a Abrafrigo, com dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior).