Mês da Mulher: os ODS da ONU e a igualdade de gênero no agro

As mulheres representam a maior oportunidade comercial da atualidade.

Mês da Mulher: os ODS da ONU e a igualdade de gênero no agro
31deMarçode2022ás18:04

A nova agenda universal da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, busca o equilíbrio das três dimensões do desenvolvimento sustentável - a econômica, a social e a ambiental - para concretizar os direitos humanos de todos. O ODS 5 visa a alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas.

Para buscar alinhar as ações de gênero implantadas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) ao ODS 5, o governo apresentou em 2018 o Plano Agro + Mulher para fortalecer o trabalho da mulher no campo, considerando o desenvolvimento sustentável das diversas cadeias produtivas, das cooperativas agropecuárias, das agroindústrias rurais, do acesso aos mercados nacional e internacional e de todos os setores envolvidos. A medida objetiva gerar igualdade de oportunidades no processo de acesso da mulher aos espaços de tomada de decisão no agronegócio brasileiro.

A redução das diferenças de gênero possibilitaria que mais 204 milhões de pessoas entrassem no mercado de trabalho global até 2025. Esse incremento poderia aumentar em 3,9% o Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Grande parte dos empregos (162,4 milhões ou 62%) seria gerada em países emergentes em virtude do seu tamanho relativo e de possuírem as maiores disparidades de gênero (Mujeres - Organização Internacional do Trabalho, OIT, 2017).

Apoiar e propor projetos de formação, educação e capacitação para as mulheres do agronegócio, por meio de ações institucionais, convênios, parcerias e outros instrumentos é primordial para diversidade e inclusão de mulheres. Veja abaixo o que é o ODS 5 e as nove regras em que ele se desdobra:

ODS 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas